O que é Coding Dojo?

by

Algumas pessoas entraram na lista do Coding Dojo Piauí e perguntaram o que é Coding Dojo, como funciona, aonde está sendo realizado e quando.

Dessas perguntas, duas delas não tem uma resposta definitiva. Atualmente estamos realizando o Coding Dojo no Jus Navigandi, ficaremos por lá enquanto o espaço permitir. E estava sendo realizado todas as quarta feiras, mas notamos uma grande evasão, então estamos reencontrando um dia melhor para realizar o Coding Dojo.

O Coding Dojo é uma espécie de treinamento prático de desenvolvimento. Ele é fundamentado nas técnicas Ágeis de desenvolvimento de software. É uma atividade realizada em grupo, de no mínimo duas pessoas.

Para realizar o Coding Dojo é necessário apenas algumas coisas básicas:

  • Um computador
  • Um projetor (Nós utilizamos um segundo monitor)
  • Duas cadeiras
  • Duas pessoas

O Coding Dojo funciona da seguinte forma: É escolhido um problema que deve ser levado a cada Coding Dojo (No nosso caso, nós discutimos os problemas na lista, para não perder muito tempo), a maioria dos participantes deve saber uma linguagem de programação e conhecer um framework de testes nessa linguagem (A linguagem não deve ser restritiva, não podemos impedir que um problema seja resolvido por causa da linguagem.).

Sobre a linguagem tem um ponto a mais a ser observado, nós preferimos Ruby porquê é uma linguagem fácil de se aprender. Mas nem por isso vamos fazer todos os Coding Dojos em Ruby. Queremos começar a fazer em Java usando JUnit, mas queremos que mais linguagens entre no Coding Dojo (Python, C, Erlang, Closure, Haskell, PHP, <coloque uma linguagem aqui>).

Sobre as regras do Coding Dojo são simples:

  • Dois programadores, 1 piloto e 1 co-piloto.
  • A cada 7 minutos o piloto sai, o co-piloto assume e entra um novo co-piloto da platéia.
  • Enquanto os testes não estão passando, a platéia só pode fazer perguntas (Que não devem ser tendenciosas).
  • Quando os testes estão passando, então discutimos um pouco sobre o andamento do código.
  • Ao final é necessário a retrospectiva.

A retrospectiva serve para melhorarmos os próximos Coding Dojo, considerada a atividade mais importante, já que é aqui que vamos colher o feedback.

E um ponto importante que o Ewerton lembrou na lista é a comunicação, sem ela o dojo falhará! Assim como vários e vários projetos de softwares sem comunicação.

Deixe um comentário